Design Biofílico: crie ambientes levando a natureza para o lar

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Olá! Somos a Junta Arquitetura, escritório carioca formado por quatro mulheres, amigas e sócias. Em parceria com a Casa MinD, viemos falar sobre design biofílico e como você pode aplicar esses princípios no seu espaço! 

Acompanhe os tópicos a seguir para entender um pouco mais sobre o assunto! 

O que é o Design Biofílico e a Biofilia

Biofilia significa “amor às coisas vivas” , e traduz a tendência humana de buscar estar próximo à natureza*. 

Ainda assim, vivemos em crescente desconexão com o meio ambiente, passando cerca de 90% do nosso tempo em ambientes internos, de acordo com o Global Wellness Institute. 

Dessa forma, o espaço que habitamos afeta diretamente nossas emoções e comportamentos. 

O design biofílico é uma abordagem holística que observa e incorpora a natureza à arquitetura e ao design. Trata-se de estratégias para romper os limites entre o ambiente construído e o natural, centrado na influência da natureza sobre nós.

Então, como construir um espaço biofílico na prática? Devemos pensar o ambiente construído como um habitat, um organismo biológico que melhora nossa saúde e bem-estar**.

Dessa forma, é importante entendermos o contexto que nos encontramos. No Brasil, devemos adotar uma abordagem de biofilia tropical: o espaço que reflita a intensidade dos nossos biomas, com cores vibrantes e variadas e muita biodiversidade!

Como levar o Design Biofílico para sua casa

No design biofílico, promovemos experiências multissensoriais. Para isso, separamos duas categorias chaves para te ajudar a aplicar esses conceitos no seu espaço, são elas: 

  • Conectar-se diretamente à natureza; 
  • Utilizar da natureza em materiais e formas. 

Vem conferir como incluir esses conceitos no seu lar!

Conecte-se diretamente à natureza

Busque espaços que permitam o contato com o exterior, como áreas próximas à janelas e varandas com iluminação e ventilação naturais. Poder apreciar a passagem do dia e ouvir o som do vento ou da chuva nos conecta com o tempo da natureza.

Além disso, esteja também próximo à água. Um vaso hidropônico, um aquário ou uma fonte são mais do que bem-vindos.

Por fim, não podemos deixar de fora o contato físico e visual com a vegetação. Não economize em vasos e cachepots da Casa MinD para povoar seu ambiente com muita variedade e quantidade de plantas!

Utilize da natureza em materiais e formas

Formas orgânicas e cores da natureza deixam o espaço dinâmico como um sistema vivo. Podem ser estampadas em almofadas e tapetes, na trama de tecidos ou até como pintura na parede. Para cores, escolha tons terrosos, os verdes das matas e cores vibrantes da fauna e flora. 

Assim, privilegie o uso de materiais naturais, como algodão, palha, madeira e barro. Vários produtos da Casa MinD utilizam matérias-primas não industriais e têm fabricação artesanal!

Além disso, não esqueça de incorporar imagens da paisagem natural e seus animais através de quadros e porta retratos. Invista também em velas, incensos e essências que remetam a plantas e flores.

Certamente, nem sempre é possível aplicar todas estas estratégias, então pense em quais dessas soluções cabem aí no seu cantinho e escolha a que mais te agradar. 

Os benefícios do Design Biofílico

Como você conferiu nesse post, o design biofílico é mais do que uma ferramenta técnica, é uma metodologia. Por isso, não deve ocorrer de forma fragmentada, mas sim como um ecossistema, que se reforça e complementa em cadeia.

Dessa forma, melhorar a qualidade de vida a partir da biofilia tem efeito direto no bem-estar, diminui o nível de estresse e ansiedade e abre caminho para a criatividade e o momento presente, melhorando a saúde física e mental.

Portanto, em um mundo cada vez mais urbano, a biofilia aparece como uma solução mais humana para a arquitetura e o design de interiores.

Hora de colocar as dicas em prática

Quer conferir mais conteúdos e dicas como essas? Junta com a gente!

Preparamos uma seleção de itens INCRÍVEIS para que você possa criar um espaço com o design biofílico, acesse a loja virtual da Casa MinD e aproveite.

#JuntaNaMinD #designbiofilico

Fontes utilizadas:

* Wilson, E.O. Biophilia (1984).

** Kellert, S.R. Nature by Design: The Practice of Biophilic Design (2015). Disponível em: https://www.biophilic-design.com/

Deixe aqui seu comentário
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.